Apenas 40% do público alvo foi imunizado no estado. Grávidas e indígenas estão entre os que menos se vacinaram.
Segundo levantamento realizado pela Sespa, até o momento, o grupo que mais se vacinou foi o de parturientes, ou seja, mulheres que tiveram filhos há menos de 45 dias. Em seguida, estão as pessoas com mais de 60 anos, que apresentam 44% de imunizados; e crianças com menos de 2 anos, com 40%.
Ainda de acordo com os dados da Secretaria, os grupos que menos se vacinaram são os de gestantes e trabalhadores da área da saúde, ambos com 34%; e o grupo dos indígenas, com apenas 8% do público alvo imune.
A Sespa informou que a meta do Pará é alcançar 80% da população selecionada na campanha. Das mais de 1 milhão de pessoas que devem ser vacinar no estado, pouco mais de 400 mil procuraram o atendimento.
Postos de vacinação em Belém
A Secretaria de Saúde alerta que é importante que os paraenses tenham consciência de que a vacina pode evitar agravos desencadeados pela gripe; por isso, recomenda-se que os municípios que ainda não tenham atingido a meta adequada intensifiquem as ações para que as pessoas sejam imunizadas, o que inclui a abertura dos postos de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde aos sábados.
Além disso, a orientação é que os postos de saúde, que são administrados pelas prefeituras e não pelo Governo do Estado, funcionem em horário integral, ou seja, das 8 às 18 horas. Mas essa carga horária fica a critério das administrações municipais.
Clique aqui e confira as unidades de vacinação em Belém.
Vacinômetro
O Ministério da Saúde disponibiliza um monitoramento dessas metas, por meio do Vacinômetro, que encaminha diariamente os dados preliminares sobre a vacinação de cada município. No sistema, é possível conferir o desempenho de cada uma das 143 cidades do Pará.
Para acessar o vacinômetro, clique aqui.
0 comentários: